top of page

Sobre trabalhar em grupo a distância

Para ser honesta, tenho certa resistência a realizar trabalho em grupo em cursos on-line. Nada pessoal, apenas vejo uma dificuldade (natural) de sincronização das atividades, cada um tem seu estilo de aprendizagem, diferentes formas de organizar seu tempo, o que é próprio dessa modalidade de curso. Eu, por exemplo, fixo bastante ansiosa para que se “abram os trabalhos”, fico angustiada com aquele silêncio virtual característico que se segue ao anúncio da atividade em grupo. Sei que cada um tem seu tempo e modo de assimilar as coisas, de “digerir o enunciado do trabalho”, mas, confesso, é sempre um momento difícil para mim.

Outro desafio – que não é o caso dos grupos com que interagi neste curso – é quando integrantes não conhecem o funcionamento das ferramentas de Grupo dos AVAs. Normalmente, a partir de experiências já vivenciadas, costumo propor um guia ou um acordo entre os membros para usar esses recursos, quase como uma netiqueta do grupo. Também por segurança, para garantir que todos possam inteirar-se das novidades o mais breve possível, costumo reproduzir por e-mail as postagens que faço no Fórum do Grupo, por exemplo. Isso, certamente, é retrabalho, de modo que é algo a ser melhorado nas próximas oportunidades.

O bom é que, na maioria das vezes, depois do “quebra-gelo”, as coisas se engrenam, e o resultado costuma ser compensador. É aquela máxima: No fim, tudo dá certo. Se não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page