E a causa virou consequência
Na abra "Sobre" deste site-portfólio, falei sobre como é curioso quando a causa vira consequência. Chegou a hora de explicar isso.
Um tempo atrás, quando participava de uma webconferência para conhecer uma ferramenta de produção de conteúdo para e-learning, comentei que estava concluindo um curso de Design Instrucional. Encerrada a sessão, uma das participantes me pediu meu portfólio... E eu não tinha um. Por mais que minha trajetória nessa área estivesse apenas começando, foi muito frustante não poder atender de imediato aquele pedido.
Felizmente, esse fato não foi motivo apenas de desapontamento. Foi pesquisando sobre como produzir um portfólio que cheguei à Especialização em Inovação em Tecnologias Educacionais. Ver a proposta do curso e pensar em ter como professores os autores de muitos textos que conheci era extremamente motivador.
Mas não posso dizer que foi fácil. Principalmente - pasmem - quando soube que teria que produzir um e-portfólio. Eu, que não tinha a menor ideia de como construir um site, blog, ou coisa parecida, achei que não conseguiria. Que o digam os professores que me viram quase desistir desse percurso! E nesse momento, foi crucial o incentivo que recebi de todos, especialmente do Prof. João Mattar, que dedicou seu valioso tempo a me orientar e tranquilizar, usando das ferramentas de comunicação que nos mostram que em matéria de educação a distância, o que menos conta é justamente... a distância.
É isso. Ter conseguido produzir este portfólio digital e pensar em seguir acrescentando-lhe conteúdo é consequência do que aprendi - e que espero ter demonstrado aqui - mas também é motivo para prosseguir.
Obrigada. Espero que gostem do resultado.