Mediação pedagógica e tecnologias
Qual é o seu conceito de educação a distância? Essa foi a proposta de um dos fóruns da disciplina Fundamentos da Tecnologia Educacional e EAD.
Entendo a educação a distância como a modalidade em que, no processo de ensino-aprendizagem, a mediação entre professores e estudantes ocorre sem que estes precisem estar no mesmo local e ao mesmo tempo, valendo-se, para isso, das tecnologias de informação e comunicação.
Esse é um conceito que se reproduz, inclusive, na legislação sobre o tema, mais especificamente o Decreto 5.622, de 2005, que regulamenta a EAD no Brasil.
Sabe-se que a oferta de educação a distância foi impulsionada nos últimos anos pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, tecnologias essas que também têm servido de apoio à mediação didático-pedagógica mesmo em situações da chamada educação presencial. Isso revela uma tendência de uso cada vez mais frequente de uma outra prática pedagógica, o ensino híbrido, mostrando que a evolução das tecnologias tem contribuído para a construção, não só de conceitos, mas de novos paradigmas de interação entre sujeitos que ensinam e aprendem.